Jornada Internacional CgT 2022

Purple Sky Profile Header.png

CONHEÇA AS PALESTRANTES DA JORNADA INTERNACIONAL CGT 2022

Convidadas internacionais

Anna Ravenna.png

Anna Ravenna (Itália)

Consultora didática do IGF e professora-supervisora. Psicóloga, psicoterapeuta, orientadora-professora reconhecida pela Federação Italiana de Escolas e Institutos de Gestalt (FISIG) e pela Federação Italiana de Gestalt com orientação fenomenológico-existencial (FeIG), orientadora da SAIFIP, Az. Osp. S. Camilo, Roma. Membro de inúmeras associações nacionais e internacionais. Coautora dos livros “Transsexualismo e identidade de gênero. Investigação clínica e experimental ","Existências clínicas-possíveis, pesquisas e percursos de vida em transtornos de identidade de gênero". Autora de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas. Co-fundadora da filial de Roma do Gestalt Florence Institute - IGF Roma.

Adela Lalin.png

Adela Lalin (Argentina)

Gestalt-terapeuta. Sócio-fundadora, ex-presidente e coordenadora do departamento "Infância, Adolescência e Família" da AGBA, Associação Gestáltica de Buenos Aires. Faz parte do corpo docente da Escola de Pós-Graduação em Gestalt de Buenos Aires e é Codiretora das Escolas de Pós-Graduação em Gestalt do interior do país, nas províncias de Mendoza e Catamarca. Desde 1991, coordena o centro "Adela Lalin y equipo" especializado em terapias para crianças, adolescentes e famílias, onde oferece atendimento a consultores e treinamento para profissionais.

Caterina Terzi.jpeg

Caterina Terzi (Itália)

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta. Depois de me formar em psicologia clínica na Universidade de Urbino, especializei-me em psicoterapia gestáltica no CSTG - centro de estudos de terapia gestáltica, em Milão. Tenho especialização em arteterapia, terapia de casal e família. Por muitos anos tenho lecionado em vários institutos nacionais e internacionais de formação em Gestalt, e realizo seminários sobre o Eneagrama na Itália e no exterior.

Macarena Diuana.jpg

Macarena Diuana (Portugal)

Macarena Diuana, Gestalt-terapeuta, psicóloga clínica licenciada pela Universidade Católica do Chile. Obteve o mestrado na Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Trabalhou como psicóloga clínica e comunitária no Chile e na Bélgica. Atualmente, em Portugal, desempenha as funções de psicoterapeuta, supervisora e formadora em Terapia Gestalt. É co-fundadora e diretora da Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt (SLEPG), em Lisboa. É sócio-fundadora e foi presidenta da Associação Portuguesa de Gestalt (APG). 

Pilar Ocampo.jpg

Pilar Ocampo (México)

Psicologia Clínica com Especialidade em Gestalt-terapia, Doutorado em Psicoterapia (EUA), Doutorado em Educação (MEX). Pós-graduação em Terapia de Casais, Trabalho Clínico de Sonhos e em Ciência e Aplicação da Psicologia Positiva (Harvard Extension School). Hipnoterapeuta Clínico Certificado nos EUA. Formação Profissional em Terapia de Regressão a Vidas Passadas, com o Dr. Brian Weiss. Criadora do TRECE (Terapia de Regressão e Consciência Existencial) e do Doutorado em Educação e Desenvolvimento Integral do Ser. Fundadora do Oaxaca Gestalt Center no México. Autora de vários livros. Pesquisadora.

Valentina Barlacchi.jpg

Valentina Barlacchi (Itália)

Psicóloga-psicoterapeuta, diretora didática do Instituto Gestalt de Florença, Professora Ordinária da FISIG, formadora da AICo, membro fundadora da Associação "Ações e Contaminação" de Florença. Palestrante em vários institutos italianos de Psicoterapia Gestalt e formadora em Apoio Psicossocial em projetos humanitários no exterior (Líbano, Síria, Curdistão iraquiano, Palestina, Gaza, Jordânia, Brasil, Tailândia). Supervisor de uma equipe de educadores e operadores da Sprar. Formada em teatro e canto, desenvolve atividades de Gestalt-terapia individuais e em grupo privilegiando o uso de mediadores expressivos: teatro, voz e integração corporal. Conduz laboratórios de pesquisa e crescimento pessoal através do teatro e da voz, para adolescentes e adultos. Diretor da companhia de teatro Baraccaeburattini de 2003 a 2012 e da companhia Parenti Terribili desde 2013. Organizador desde 2016 das Conferências de Artes e Gestalt e Formação Internacional de Gestalt em Florença presencial e online.

Convidadas nacionais

Sandra.png

Sandra Salomão

 

Responsável técnica e diretora do CgT Sandra Salomão.

Psicóloga (CRP 05/6012) pela UFRJ, Mestre em Psicologia Social pela UGF, Gestalt-terapeuta pelo Training Center of San Diego - EUA, Professora, supervisora de estágio, Criadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestalt-terapia na PUC – Rio, Professora do Instituto de Firenze - Itália, Professora convidada do Curso Superior I de formação de terapeutas em Gestalt Portugal (terapia de família), Supervisora reconhecida e credenciada pelo Ministério de Educação Italiano. Professora e Supervisora do Istituto Gestalt di Puglia, Itália. Coordenadora de Cursos de Formação em Gestalt-Terapia desde 1987, Fundadora do Curso de especialização em Família - Modelo Sistêmico-gestáltico de Intervenção Relacional em parceria com Ana Cristina Felisberto, Supervisora do Serviço de Atendimento Psicológico, coordenadora de Workshops e cursos livres desde 1983.

Fatima-diogenes.jpg

Fatima Diógenes

Psicóloga (UFC). Especialista em Gestal-terapia (UVA), Educação Especial (UFC), Psicologia Clínica e do Trabalho (CRP-011). Psicoterapeuta individual e de grupos há 40 anos com Formação e Pós-Formação em Gestalt-terapia com Lika Queiroz (BA) e várias outras formações dentro da Abordagem Gestáltica. Fundadora do Centro Gestáltico de Fortaleza. Desenvolve trabalhos com Histórias e Contos como experimentos em Gestalt-terapia. Escritora de contos e crônicas, participou de coletâneas publicadas por várias Editoras brasileiras. Autora do livro Travessias: vidas recontadas (Fortaleza: CGF Edições, 2019). Participa com um capítulo do livro Ensaios em Gestalt-terapia: uma perspectiva autobiográfica (Salvador: UFBA, 2019) e na Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, vol. 08 (São Paulo: Summus, 2021).

Karina Fukumitsu.jpg

Karina Fukumitsu

Psicóloga (CRP 06/43624-6), Pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (USP), Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), Suicidologista, Gestalt-terapeuta, Psicopedagoga. Coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) e Faculdade Phorte. Coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional e da Pós-graduação Morte e Psicologia: promoção da saúde e clínica ampliada da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Palestrante e autora de livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Podcaster do "Se tem Vida, tem Jeito".

Mariama Furtado.jpg

Mariama Furtado

Gestalt-terapeuta há mais de 10 anos, é fundadora e coordenadora do Instituto Epokhé - Clínica e Formação em Gestalt terapia. Psicóloga (CRP 37667) formada pela UFRJ. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Saúde pela UFRJ. Pós Doutora em Saúde mental e atenção psicossocial pela Fiocruz.  Autora e artigos e capítulos de livros. Professora do ensino superior, supervisora clínica. É convidada de vários cursos de Formação e Pós Graduação  em Gestalt terapia pelo Brasil. Possui como área de pesquisa Saúde Mental, fenomenologia e psicopatologia. 

Rosane Granzotto.jpeg

Rosane Granzotto

Mestre em Filosofia (UFSC), psicóloga clínica (CRP 12/39), diretora do Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica (Florianópolis/SC), onde exerce a clínica, formação e supervisão de psicoterapeutas. Professora convidada de Centros de Gestalt-terapia do Brasil, Espanha, México e Argentina. Co-autora das obras Fenomenologia e Gestalt-terapia (2007), Psicose e Sofrimento (2012) e Clínicas Gestálticas (2012) e inúmeros artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. 

Virginia Suassuna.jpeg

Virginia Suassuna

Psicóloga e Psicoterapeuta há 44 anos, é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO; Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB; Formada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP; Professora no Curso de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO; Membro Fundadora, Professora e Supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia - ITGT - GO; Membro Fundadora e Professora do Instituto Suassuna - IS - GO; Formação em Gestalt-Terapia pelo Centro Estudos Gestalt-Terapia de Brasília - CEGEST - D.F; Curso avançado  em Gestalt-Terapia no Gestalt Therapy Institute of Los Angeles - GATLA - LA e no  Pacific Gestalt Institute - PGI - EUA. Participação no Congresso Bianual da Association for the Advancement of Gestalt Therapy - AAGT- CA;  Cursos de Atualização em Gestalt-terapia na França (FR), Suíça (CH), San Diego (U.S.A); Canadá (CA) e Dinamarca (DK); Proprietária da Gestalt Clínica - GO; Membro do Conselho Consultivo da Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies (RAG); Autora, organizadora de livros e de artigos na área da Psicologia. Escritora de três livros infantis: Conheça-te a ti mesmo, O segredo da convivência, e Para onde vão as palavras que eu escuto. Organizadora dos Livros: Supervisão em Gestalt-terapia: Teoria e Prática (2021) e  Supervisão em Gestalt-terapia: o cuidado como figura (2022).