Formação de terapeutas de Grupo na Abordagem Gestáltica do CgT Sandra Salomão
Coordenação: Jean-Marie Delacroix e Sandra Salomão
Carta convite com informações.
O processo de formação:
Vamos utilizar o modelo de Jean-Marie Delacroix empregado na França aprimorado com o modelo GgT:
1) Um primeiro módulo de 12 encontros no qual se farão três seminários principais e os subsequentes seminários de aprofundamento.
2) Segundo módulo: seguido por um seminário de controle e encontros de prática supervisionada.
Objetivo: a capacitação de terapeutas de grupo em Gestalt-terapia.
Formadores: Jean-Marie Delacroix, Sandra Salomão e Guy Pierre Tur, Carolina Vogel, Maria Consolata Pappacena, Marianna Rangel, Pedro Cunha, Luiza Castilho, Paulo de Tarso.
Público Alvo:
-
Profissionais com formação em Gestalt-terapia completa ou com outra formação em Sistêmica ou área afim, Terapia corporal, existenciais humanistas e que tenham interesse em aplicar esse conhecimento em grupos de trabalho clínico ou de outra ordem.
-
Profissionais CgT interessados em atuar na área de grupo e formação do CgT.
-
Profissionais com outra formação mas que tenham experiência profissional com trabalhos com grupo e intencionam se capacitar nesta abordagem para trabalhos com grupos.
-
Profissionais em formação em Gestalt-terapia que tenham desenvolvido algum trabalho em grupo e sejam selecionados e aprovados por Sandra Salomão e Jean-Marie Delacroix.
Metodologia:
Segundo a filosofia pedagógica da Gestalt-terapia, é através da experiência no grupo e do grupo que acontecerá a aprendizagem. Os conceitos básicos e os métodos de intervenção terapeuta serão discutidos a partir do que acontece no grupo. Cada seminário é co-construído a partir de:
• Os momentos de Psicoterapia de Grupo,
• Apresentações teórico e reflexivas dos formadores,
• Análise didática de certas sequências,
• Trabalho em subgrupos,
• Momentos co-animação do grupo por dois participantes, sob a supervisão de instrutores.
Habilidades aos participantes:
• Habilidade para mudar o paradigma: passar do paradigma individualista para o paradigma de campo.
• Desenvolver o conceito de grupo, de processo de grupo e organização grupal,
• Aprender a observar e acompanhar um grupo em uma perspectiva de campo: quando e como intervir em um grupo.
• Perceber a si mesmo como um terapeuta como parte do campo e saber como colocar sua própria experiência com o processo de grupo.
Intervenções através da intercorporeidade.
• Adquirir a capacidade de desenvolver uma postura Gestalt – psicoterapêutica.
Ementa:
Informações:
Datas:
-
24, 25, 26 e 27 de Outubro de 2024, Aula inaugural
-
29 e 30 de Novembro de 2024
-
31 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 2025
-
21 e 22 de Fevereiro de 2025
-
21 e 22 de Março de 2025
-
11 e 12 de Abril de 2025
-
23 e 24 de Maio de 2025
-
13 e 14 de Junho de 2025
-
15 e 16 de Agosto de 2025
-
12 e 13 de Setembro de 2025
-
17 e 18 de Outubro de 2025
Local: Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, CgT.
R. Elvira Machado, 16 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Condições e prazo para inscrição e pagamentos
A capacitação de terapeutas de grupo será realizada em 12 Unidades/ workshops.
Formadores: Jean-Marie Delacroix, Sandra Salomão e Guy Pierre Tur, Carolina Vogel, Maria Consolata Pappacena, Marianna Rangel, Pedro Cunha, Luiza Castilho, Paulo de Tarso.
Iremos trabalhar com um grupo entre 12 e 20 pessoas. Diante do seu interesse em participar da Formação entre em contato com o CgT Sandra Salomão pelos contatos telefônico (21) 2541-5186 ou Whatsapp 96495-7888. Como o número de vagas é restrito, ao receber esta carta convite entre em contato para mais informações. A sua vaga será garantida apenas mediante início do pagamento.
Agenda da Formação:
Formação em Psicoterapia de Grupo na Abordagem Gestáltica pelo CgT Sandra Salomão
Equipe pedagógica: Jean-Marie Delacroix, Sandra Salomão, Guy-Pierre Tur.
Importantíssimo:
Não haverá cancelamento e nem devolução de inscrição a menos que a sua vaga seja preenchida por outra pessoa, antes do primeiro workshop.
Teremos tradução para o idioma estrangeiro.
Será emitido certificado pelo CgT e assinado pelos formadores internacionais.
Rationale
O trabalho de psicoterapia em grupo fornece muitos recursos em termos de aprofundamento e suporte terapêutico para os clientes e fornece uma riqueza profissional e pessoal para os terapeutas, pois amplifica o seu conhecimento sobre os movimentos humanos e como atuar sobre eles em muitos campos de trabalho na psicologia.
Um dos principais aspectos emocionais de seres humanos diz respeito à ambiência do relacionamento em grupo. A terapia grupal que é mais próxima da vida social do que a psicoterapia individual proporciona um ambiente de relativa proteção para as trocas e de percepções entre os membros dos grupos e interações “curativas”.
No entanto, é desafiante construir um fundo seguro e rico para as trocas dentro de um grupo, seja ele um grupo terapêutico, uma equipe de trabalho ou de praticantes de um esporte.
Cada novo grupo inclui todas as vivências corporais e emocionais, positivas ou negativas vividas em outros grupos. O grupo terapêutico será um novo vir-a-ser pessoal através do contato com novas experiências relacionais; e a experiência e sabedoria de como e quando o coordenador ou facilitador deve interferir no grupo possui um papel crucial para a eficiência do processo.
Como afirma Jean- Marie em seu texto: em um grupo o outro é seu entorno e você é o entorno do outro no campo organismo- mundo. Então, se é sabido que trazemos para novos grupos de terapia as lembranças e posturas emocionais anteriores, é através das novas relações significativas grupais que teremos possibilidade de reparar essas relações anteriores e criar novas formas de existência.
Só para lembrar, há mais de 50 anos, Fritz Perls afirmava que a terapia individual deveria ser destinada a pessoas mais comprometidas psicologicamente. Eu acrescento que também para quem é psicoterapeuta em formação. Para ele a terapia individual era no mínimo obsoleta para responder as demandas relacionais do mundo. Desde então, a terapia de família, que não tem exatamente a dinâmica de um processo de terapia de grupo, mas é também um grupo, a própria terapia de grupo e a terapia comunitária vêm ganhando espaço e literatura no mundo, e atualmente, pessoas com comprometimento emocional grave devem ser atendidas em família.
Ser terapeuta ou facilitador de grupo não é uma tarefa que possa ser realizada consistentemente sem um treinamento adequado, pois um grupo tem muitos movimentos de fundo e de superfície que provocam no psicoterapeuta de grupo a necessidade de possuir, além da sua capacidade de lidar com as questões de cada pessoa, a competência de ser capaz de perceber e manejar a atmosfera do grupo e dos processos interacionais presentes, e em sua própria reação emocional a partir de seus grupos internos.
Idealizei essa formação para fornecer um aprendizado experienciado, refletido e sistematizado, oferecido por formadores experientes nesse campo e nos proporcionar segurança para atuar e desenvolver a qualidade do profissional Gestalt-terapeuta do grupo.
Note bem: você receberá a mesma capacitação que os psicoterapeutas franceses e mexicanos recebem acrescidos de nossa expertise brasileira.
Síntese
Esse trabalho, para os profissionais interessados trará o aprendizado experiencial, a sistematização, a prática e teoria do manejo de grupos segundo a Gestalt-terapia.
Sem essa capacitação sobre as questões estruturais do funcionamento dos grupos e da terapia de grupo, o líder do grupo faz intervenções que ficam a cargo das sensações, sentimentos, os quais, na falta da noção de processo grupal, o leva a fazer intervenções e a trabalhar as dificuldades no âmbito intra - psíquico, o que é uma ilusão ou muito pouco em termos do resultado que um grupo abordado como um todo pode alcançar. Para poder compreender os processos grupais é necessário aprender a reconhecer o movimento dos grupos. E para intervir, conhecer como fazer as intervenções, em qual nível intervir, como dinamizar o processo.
Para finalizar, as questões emocionais do líder do grupo alcançam uma amplificação quando não se possui o olhar para a vida e os eventos típicos de um grupo, principalmente em uma prática fenomenológico - existencial. Então, se formar terapeuta de grupo é primordial para aprender a conduzi-lo.
1-Por que grupo?
Coloquei em anexo um texto sobre os 11 motivos para trabalhar com grupos.
-
A riqueza do trabalho em grupo pode ajudar ao cliente individual em sua psicoterapia através de workshops temáticos.
-
A maior parte da vida está em situações de grupo e isso amplia também o mercado de trabalho para o psicólogo e terapeutas capacitados.
-
O mundo trabalha cada vez mais na direção da cooperação entre pessoas.
-
O trabalho com grupos e comunidades é uma direção desejada para o nosso país. Já é uma realidade em muitos setores de áreas profissionais de saúde, educação e organizações na atualidade.
-
O cliente de grupo vive emocionalmente o trabalho relacional e potencializa o seu trabalho emocional. Grupos temáticos são de forte impacto emocional.
Esta formação terá a coordenação de Jean-Marie Delacroix e de Sandra Salomão e contará com a equipe que nós organizou para oferecer essa capacitação metodológica e técnica.
Essa é uma oportunidade única de se capacitar com Jean-Marie, fundador e ex diretor do Instituto GREFOR (França), com quem já tivemos a oportunidade experiencial com a sua expertise há 2 anos e que domina o trabalho com grupos e sua capacitação.
Além de ser um formador muito experiente, ele atua com muita sabedoria sobre os trabalhos e processos de grupo e com pessoas de uma maneira geral. E tem muitas respostas para dúvidas sobre situações vividas na interação com grupos. Desenvolve um trabalho do grupo como um todo, baseado na teoria de Campo, de Kurt Lewin.
Guy-Pierre Tur
Formação para a psicoterapia de grupo com inspiração Gestalt
Sob a responsabilidade de Jean-Marie Delacroix e Sandra Salomão
A situação de grupo proporciona um ambiente favorável para permitir a cada indivíduo para se engajar em um processo psicoterapêutico profundo. O grupo é como uma mini-sociedade em que todos serão capazes de entrar na consciência de seus modos de ser, para o mundo. É um laboratório em que todos podem observar como eles se comunicam, como eles reagem, como eles evitam o contato. É também um campo de testes para a mudança, e um espaço de transição para a mudança, ele evita contato. É também um campo de testes para a mudança, e um espaço de transição para a mudança na vida cotidiana.
Os seguintes temas serão abordados:
-
Histórico: apresentação das raízes da Gestalt grupal: K. Lewin (dinâmica de grupo),
-
JL Moreno criador de psicoterapia de grupo com o psicodrama, H. Kepner: primeiro terapeuta Gestalt para pensar sobre o grupo,
-
Os conceitos de grupo de terapia Gestalt psicoterapia o serviço: Campo border-contato auto, grupal Gestalt numa perspectiva de campo: Campo e os princípios do modelo desenvolvido por J. M. Delacroix,
-
Apresentação das diferentes posturas: intrapsíquica, interpessoal, posição em campo
-
As diferentes fases de grupo, de acordo com o ciclo conceito contato, e de acordo com as interrupções no ciclo de contato (confluência, introjeção, projeção retroflexion, egoísmo)
-
Princípio da co-responsabilidade,
-
Fatores terapêuticos em Gestalt-terapia e Yalom Y. acordo
-
O terapeuta grupo observar um grupo, sentir o que acontece no grupo, quando e como intervir sobre o indivíduo ou grupo, a experiência do terapeuta de frente para o grupo, gestão do stress, co -terapia.
Compromisso/Contrato
Cada participante concorda com o conjunto dos seminários e escrever um relatório de três páginas depois de cada seminário.
Apresentação da equipe de formação:
• Jean-Marie Delacroix responsável pela formação
Psicólogo clínico, Gestalt-terapeuta formado no Canadá e um dos pioneiros que introduziram na França. Foi co-criador e co-diretor do Instituto Gestalt de Grenoble, do Instituto Francês de Gestalt-terapia em Paris eoInstitut GREFOR em Grenoble. Autor de numerosos artigos, alguns dos quais são traduzidas em livros espanhóis e diversas, especialmente "Encuentroconla psicoterapia" editorial Los de CuatroVientos, Chile. Treinador e supervisor ao nível nacional e Internacional. É um dos principais Gestalt terapeutas franceses desenvolveram e conceituado em situação de grupo Gestalt. Ele está particularmente interessado na consciência como uma ferramenta clínica no processo terapêutico e as ligações entre Gestalt espiritualidade e xamanismo.
• Sandra Salomão
Gestalt-terapeuta, treinada pelo The Gestalt Institute, San Diego, USA, pratico a psicoterapia individual, com famílias, casais e com grupos. Sensível à teoria de campo, a minha postura é fenomenológica e experiencial. Tenho experiência em formação de profissionais há mais de 30 anos. Sou diretora do CgT Sandra Salomão e coordenadora do curso de Especialização em Gestalt-terapia da Puc-Rio, e professora e supervisora de graduação da PUC-Rio, onde desenvolvo trabalhos de atendimento em grupo.
-
Guy Pierre Tur
É Gestalt-terapeuta na Cidade do México. Formador há 21 anos no IHPG México (Instituto de Psicoterapia Gestalt Humanista), onde criou o trabalho de terapia de grupo em 2001. Conduziu por 12 anos um grupo de HIV-positivas na "Fundação Mexicana de Lucha Contra el Sida". É convidado da Universidade de Verão do Instituto Gestalt de Valência, na Espanha. Ele também é um pintor, fez uma série de exposições e obras em Gestalt e criatividade. Ele é o criador de "Cocrearte" na Cidade do México, que tem como objetivo integrar arte e desenvolvimento humano: www.cocrearte.com.mx
-
Paulo de Tarso de Castro Peixoto
Pós-doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pela Université Paris XII, França. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Graduado em Musicoterapia pela Universidade Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Formado em Gestalt‑terapia pela Vita Clínica, com a profa. dra. Teresinha Mello da Silveira. Coordenador do curso de pós‑formação em Gestalt Ampliada e Transdisciplinaridade, Co-coordenando cursos de formação com Teresinha Mello da Silveira. Coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividade (Lemass) da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Secretaria de Educação de Macaé (RJ).
-
Ana Carolina Nabuco Vogel
CRP 05/57174
Psicóloga clínica com formação em Gestalt terapia pelo CgT Sandra Salomão/ RJ e especialização em Gestalt-terapia infanto juvenil pelo Dialógico/ RJ. Formação em terapia de grupo na abordagem gestáltica com Jean-Marie Delacroix, Guy Pierre Tur e Sandra Salomão pelo CgT/ RJ. Atua em clínica particular com atendimentos individuais (adolescentes e adultos) e de grupos. Membro da equipe do Cgt Sandra Salomão, atendendo clientes externos e grupos; terapeuta formativa; tutora de turma de formação com foco no acompanhamento do processo grupal e supervisora clínica. Atualmente cursando Especialização em Transtornos Adictivos pela PUC/ RJ.
-
Maria Consolata Pappacena
CRP 05/15094
Psicóloga, Gestalt terapeuta – individual, casal e família. Especializada em terapias de grupo por Jean-Marie Delacroix e Guy Pierre. Terapeuta/Supervisora do Cgt Sandra Salomão. Prof Esp GT Puc- Rio e do CgT.
-
Marianna Rangel Ferreira
CRP 05/30413
Psicóloga desde 2004, Membro da equipe de psicólogos do Cgt Sandra Salomão, Coordenadora de Clientes do Cgt Sandra Salomão, Gestalt terapeuta pelo Cgt Sandra Salomão, Terapeuta de grupo pelo Cgt Sandra Salomão, Supervisora Clínica pelo Cgt Sandra Salomão, professora de Psicologia e Filosofia, e Psicopedagoga, terapeuta de família em formação pelo Cgt Sandra Salomão.
-
Pedro Fabiano Alves Cunha
CRP 05/59173
Terapeuta Espe; Terapeuta de Grupo, Tutor da Formação de Quarta e Supervisor clínico do centro de Gestalt-terapia Sandra Salomão. Psicólogo clínico, formado pela Puc-Rio. Terapeuta Individual, Familia e Casal e Grupos. Pós Graduações: gestalt-terapeuta pelo Cgt Sandra Salmão, Terapeuta de Grupo na formação de Gestalt-terapeutas de Grupo de Jean-Marie Delacroix no CgT, Terapeuta de Familia e Casal no Modelo Gestáltico-sistêmico no CgT, Especialista em Terapia de Familia e Casal pelo IPUB. Professor do curso de introdução e da Formação em Gestalt-terapia no CgT. Professor convidado da especialização em Terapia de Família e Casal do IPUB. Conselheiro e palestrante da área de Saúde mental e saúde LGBT e Supervisor clínico
-
Luiza Castilho
CRP 05/45740
Com mais de 10 anos de experiência em psicologia clínica. É psicóloga pela UFRJ, gestalt-terapeuta e terapeuta de casais e famílias no modelo gestáltjco sistêmico de intervenção relacional pelo Cgt Sandra Salomão. É terapeuta de grupos formada por Jean Marie Delacroix e Guy Pierre Tur. É terapeuta do sistema Bodynamic no nível Foundation. No Cgt Sandra Salomão é terapeuta formativa, supervisora, terapeuta de grupos e professora dos cursos de formação de Gestalt-terapia e Terapia de Famílias e Casais.
Espero que você venha compor este grupo conosco. Aguardo seu contato e qualquer esclarecimento necessário.
Os inscritos receberão o material didático disponível.
Um abraço entusiasmado,
Sandra Salomão