Sandra Salomão

Psicóloga pela UFRJ, Mestre em Psicologia Social pela UGF, Gestalt-terapeuta pelo Training Center of San Diego - EUA, Professora, supervisora de estágio, Criadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestalt-terapia na PUC – Rio, Professora do Instituto de Firenze - Itália, Professora convidada do Curso Superior I de formação de terapeutas em Gestalt Portugal (terapia de família), Supervisora reconhecida e credenciada pelo Ministério de Educação Italiano. Professora e Supervisora do Istituto Gestalt di Puglia, Itália. Professora convidada do Curso de Gestalt do Instituto de Genoble, França (Terapia de família), Professora convidada pela Santa Casa de Misericórdia, Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelo Núcleo de Pesquisas- RJ, Terapeuta de Família e Casal com especialização em Terapia de Casal e Sistemas Íntimos com Joseph Zinker, Diretora técnica do Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, Coordenadora de Cursos de Formação em Gestalt-Terapia desde 1987, Fundadora do Curso de especialização em Família - Modelo Sistêmico-gestáltico de Intervenção Relacional em parceria com Ana Cristina Felisberto, Supervisora do Serviço de Atendimento Psicológico, coordenadora de Workshops e cursos livres desde 1983.

Como uma das pioneiras na Gestalt-terapia no Brasil, organizei e participei dos principais congressos de Gestalt-Terapia brasileiros. Continuo minha participação em congressos e cursos nacionais e internacionais com apresentação da minha prática clínica e reflexões conceituais, através de workshops vivenciais, mini-cursos e mesas redondas.

As publicações mais recentes se referem ao trabalho da gestalt-terapia com famílias. No momento escrevo um livro sobre o modelo sistêmico gestaltico criado com Ana Cristina Felisberto e outro sobre as técnicas que criei para trabalhos em grupo, com famílias e para atendimentos individuais. Atualmente divido meu tempo entre a prática clínica, atendendo indivíduais, casais, famílias e grupos e a atividade de ensino e formação qualificada de psicoterapeutas em Gestalt-Terapia e implanto um sistema de formação em equipe diferenciado. Ensino e supervisiono alunos de psicologia em graduação de psicologia e cursos de pós-graduação.

Sou diretora técnica do CgT Sandra Salomão, que é uma entidade de capacitação profissional continuada e prestação de serviços de psicologia.

Procuro vincular os programas de treinamento e aperfeiçoamento de Gestalt-terapia com uma atuação social e de acordo com uma mentalidade de educação continuada na área de saúde e educação. Considero a psicologia uma profissão fundamental para o crescimento do ser humano e a Gestalt-terapia uma proposta que proporciona consistência, profundidade e vida com alegria.

Livros e textos publicados (ver no Currículo Lattes).

30706543_1797151507260984_6316662441505718272_o_edited.jpg

Sandra Salomão

Responsável Técnica e Coordenadora do CgT

CRP 05/6012